A GELATINA
A gelatina é obtida através da hidrólise do colágeno que é a principal proteína encontrada na pele e nos ossos de animais.
A gelatina é obtida da pele ou ossos dos animais através da imersão em um banho ácido por aproximadamente um dia, o PH é ajustado aos parâmetros desejados. Após um processo de cozimento, a gelatina é dissolvida e separada da base. Em seguida há um processo de filtragem para separar impurezas, graxa e outras substâncias que coagulam em altas temperaturas. Uma substância gelatinosa transparente é obtida. A solução é concentrada para níveis de 30 a 40%, esterilizada a 140 graus célsius. Sua temperatura é reduzida rapidamente para 5 graus célsius para transformar a solução numa solução gelatinosa. A solução é secada num secador e sua concentração elevada para ao redor de 87%. O produto obtido é moído, para obter os grânulos no tamanho desejado. Vários lotes são misturados para equalizar a qualidade e produzir um produto comercialmente viável.
Testes para controle de viscosidade, força do gel, PH e vários outros parâmetros, são feitos para assegurar a qualidade e a adaptação às necessidades dos clientes.
APLICAÇÕES
Os adesivos podem ser usados na indústria moveleira, fabricação e papel moeda, livros, molduras de quadros, fósforos, lixas, caixas de presente entre outras aplicações.
COMO ARMAZENAR
Gelatina seca com 875 de concentração (base aquosa) pode ser mantida por anos em local seco
COMO PREPARAR SOLUÇÕES AQUOSAS
- Em água fria – adicione a gelatina em água fria e misture, espere algumas horas para a solução se homogeneizar. Aqueça a 50 graus célsius
- Adicione a gelatina à agua quente (60 a 70 graus célsius) num grande tanque com aquecimento e sistema de mistura. Misture lentamente.
- O PH deve ser controlado entre 5 e 8, a temperatura não superior a 60 graus e limpeza, após obter a solução em gel.
MATERIAIS PARA DOWNLOAD